Franquia ou Negócio Próprio?

Quando alguém quer ingressar no mundo dos negócios, é muito comum surgir a dúvida:

Devo abrir um negócio próprio ou uma franquia de uma marca já existente?

Para te auxiliar a encontrar a resposta para esta pergunta, confira agora algumas vantagens e desvantagens em cada modelo de negócios.

Em primeiro lugar, é importante entender que Franquia ou Franchising Empresarial trata-se de uma modalidade de empreendimento através da qual o Franqueador, que é o detentor dos direitos de uso e exploração de sua marca, cede esses direitos ao Franqueado, que poderá então comercializar produtos e/ou serviços associados àquela marca de propriedade do Franqueador.

Algumas Franqueadoras muito famosas que podem ser citadas como exemplo seriam: O Boticário; Cacau Show; McDonald’s, Subway; Chilli Beans, dentre diversas outras marcas que optam por expandir seu negócio por meio do Sistema de Franquias.

VANTAGENS FRANCHISING

  • Você inicia o seu negócio já podendo contar com a credibilidade de uma marca já conhecida e consolidada no mercado, de forma que não precisa criar a sua credibilidade do zero;
  • Você irá trabalhar com um plano de negócios já existente, atuando, portanto, com um menor risco financeiro;
  • Você poderá contar com o apoio do Franqueador, recebendo orientações e treinamentos;
  • Você poderá usufruir das vantagens competitivas de mercado que seu Franqueador já tenha desenvolvido, afinal, por já ter testado seus produtos e/ou serviços, o Franqueador terá informações relevantes sobre a melhor forma de conduzir o negócio e as estratégias perante os concorrentes;
  • Você contará com um planejamento mais consolidado acerca dos cursos de instalação do empreendimento, já que o Franqueador fornecerá o projeto arquitetônico e informações sobre os custos gerais para implementação da Franquia;
  • Você poderá contar com um marketing mais abrangente, já que muitas vezes os custos de propaganda são rateados entre Franqueador e Franqueados da rede, de forma que você poderá reduzir os investimentos e, ainda assim, expandir a propaganda da marca;
  • Você terá independência jurídica e financeira. Apesar de não ter uma autonomia total, já que o Franqueado tem que seguir os padrões estabelecidos pelo Franqueador, sua empresa terá sua própria razão social, CNPJ, além do controle sobre todas as operações financeiras.

VANTAGENS NEGÓCIO PRÓPRIO

  • Você terá maior flexibilidade para a condução e formatação do seu empreendimento, afinal, no Sistema de Franquias, o Franqueador irá exercer controle permanente sobre as operações do Franqueado, orientando a gestão do negócio. Apesar da interdependência entre Franqueador e Franqueado, no sistema de Franquias essa padronização dos processos é fundamental para o desenvolvimento e ampliação da rede.
  • Você correrá menores riscos de falhas na rede, afinal, será o único responsável pelo desenvolvimento do negócio. No sistema de Franquias, caso não faça boas escolhas, você estará sujeito a problemas operacionais, como, por exemplo, atraso na entrega de produtos ou deficiência na variedade destes ou perda da qualidade dos serviços prestados, dentre outros problemas.
  • Você terá maior possibilidade de escolha do seu ponto comercial. No Sistema de Franquias, apesar do Franqueado poder dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, na maioria das vezes é o Franqueador que determina qual será o ponto comercial.

Diante de todas essas observações, é possível perceber como as chances de um Franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do Sistema de Franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente.

Quer entender melhor sobre o Franchising? Contate sempre profissionais especializados, que saibam te orientar da melhor maneira!