Quer expandir seu negócio por meio do Sistema de Franquias?
Confira então alguns passos muito importantes para que você possa se tornar um Franqueador:
1. Realizar uma análise da franqueabilidade do seu negócio.
- O seu modelo de empreendimento pode ser padronizado?
- o seu modelo de empreendimento é facilmente reproduzido/replicável?
- Você atua em um mercado de expansão?
- Você possui um diferencial competitivo?
Após refletir sobre essas questões, você precisa estruturar financeiramente sua expansão. É necessário definir, portanto:
- os custos de implantação;
- o capital de giro necessário;
- o tempo de retorno para o capital investido para o franqueado;
- a rentabilidade e a lucratividade do negócio.
2. Estar com a sua marca registrada perante o INPI ou, ao menos, já ter iniciado este procedimento de registro.
O conceito de marca é completamente associado ao Sistema de Franchising, afinal, a própria Lei de Franquia (Lei 13.966/2019) estabelece que o Sistema de Franquia Empresarial é baseado na autorização, por meio de um contrato, do uso da sua marca e outros objetos de propriedade intelectual. Essa regularização perante o INPI é, portanto, imprescindível ao Franqueador.
3. Testar o modelo de Franchising por meio de uma unidade-piloto.
Uma unidade-piloto é uma unidade própria do Franqueador, criada para testar os processos operacionais desenvolvidos pelo empresário. É altamente recomendável que a empresa Franqueadora realize testes ao querer ingressar no Sistema de Franchising por meio de uma unidade-piloto, pois, assim, ela poderá avaliar a atuação da Franquia e realizar os ajustes necessários ao modelo que será replicado. Para além, com a unidade-piloto, é possível conhecer e avaliar o desempenho financeiro de uma unidade franqueada.
4. Elaborar os documentos jurídicos necessários, em conformidade com a Lei 13.966/2019.
Toda a relação entre Franqueador e Franqueado é estabelecida a partir do que estará previsto na Circular de Oferta de Franquia e no Contrato de Franquia, por isso, estes são documentos que devem ser elaborados com extremo cuidado e por profissionais que consigam oferecer uma atenção personalizada à empresa Franqueadora para que seja possível construir, nos contratos, as cláusulas que atendam aos interesses das partes envolvidas.
5. Estruturar os Manuais da Franquia
Nessa etapa, é imprescindível que se conste todo o mapeamento dos processos que envolvem o desenvolvimento dos trabalhos dentro do Sistema de Franchising. Aqui será detalhado o projeto arquitetônico e de decoração, será descrito como cada procedimento deve ser realizado, será definido o Sistema de Gestão e tudo aquilo que será objeto de treinamento e de padronização dentro da rede.
A decisão de tornar-se um Franqueador é um passo sério e esse processo precisa ser conduzido com profissionalismo e segurança jurídica e operacional. Esses são apenas os passos principais para franquear o seu negócio, segui-los não garantirá o seu sucesso, mas certamente contribuirão muito para que a sua jornada no Sistema de Franquias seja ainda mais próspera e lucrativa!
Bons negócios!