Nos últimos dias, muito se falou sobre a Revisão da Vida Toda, tendo em vista a decisão do STF favorável aos aposentados. Mas você sabe do que se trata a Revisão e seus requisitos? Te contaremos neste texto.
A Revisão da Vida Toda é uma revisão de benefício concedido pelo INSS e visa considerar toda a quantia contribuída ao longo da vida do segurado, inclusive, as que foram efetuadas antes de julho de 1994. Isto, porque essas contribuições (realizadas antes de julho de 1994) foram descartadas quando calculado o benefício de quem se aposentou a partir de 29/11/1999.
O tema gerou muita discussão jurídica, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou e aprovou a Revisão da Vida Toda em favor dos aposentados. Com isso, os segurados podem recalcular o seu benefício de aposentadoria, considerando todas as contribuições paga ao INSS.
Tem direito à Revisão da Vida Toda as pessoas que:
- contribuíram ao INSS antes de 1994;
- se aposentaram a partir de 29/11/1999 até 2019 e
- estejam recebendo aposentadoria há menos de 10 anos.
A recomendação inicial é que atendidos os requisitos acima, seja realizado novo cálculo de benefício com seus períodos contributivos para verificar a possibilidade de aumento. O cálculo, antes de solicitar a Revisão, é indispensável!
Agora que você já sabe os requisitos necessários para a Revisão da Vida Toda pode procurar um especialista em direito previdenciário ou encaminhar este texto a algum amigo para também informá-lo.